Descrição do Blog!


Arquivos Pessoais

Blog criado por Bianca Bermudês  Deivison Costa, Paulo José e Vânia Oliveira, alunos da disciplina "Legislação sobre guarda de documentos" do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Os ARQUIVOS PESSOAIS são o conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma pessoa durante a sua vida. São fotos, textos, cartas, objetos que guardam em si grande carga de testemunho da vida e da obra do seu titular. Quando relacionados a uma personalidade pública, estes conjuntos documentais configuram-se, ainda, em importante fonte para a pesquisa da vida cotidiana do produtor e suas intersecções com a realidade social, política e cultural à qual pertence.


Características dos arquivos pessoais

“Gestão de arquivos pessoais” deve ser entendida como os procedimentos a serem adotados pelo cidadão para controlar e organizar seus documentos pessoais privados, sejam aqueles produzidos sejam os recebidos de terceiros, em quaisquer suportes, comumente armazenados em sua residência e em outros locais, além da residência. 
Os arquivos possuem diversas características que podem ser identificadas a fim de possibilitar um melhor esclarecimento quanto ao tratamento a ser dispensado ao seu acervo arquivístico pessoal.

Gêneros e formatos mais comuns de documentos arquivísticos

A forma física e de registro das informações pessoais são bastante diversas, sendo as mais comuns:
  • textual: correspondências, relatórios, certificados, notas fiscais, livros etc.
  • cartográficas e iconográfica: fotografia, mapas, plantas arquitetônicas, cartazes etc.
  • filmográficas e sonora: fitas de videocassete e fitas cassete de áudio;
  • digital: em todas as suas possibilidades, incluindo e-mails, downloads diversos, extratos bancários, bases de dados, gravações pessoais em DVD etc. nos gêneros textual, iconográfico, cartográfico, filmográfico e sonoro, que podem mudar sua classificação de gênero quando impressos ou convertidos para formatos analógicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário